História Mergulhada

História Mergulhada

Histo rias mergulhadas 1 100 100
2017/01/29

Antes não havia terra. Apenas água. Água sem fim até aos quatro cantos do mundo. Nas águas puras, congeladas em grandes blocos, há uma história que espera o degelo e que nos diz que se soubermos seguir a nossa vontade mais clara o nosso barco saberá o caminho! “Com a Mãe Mulher-Foca aprendi a ouvir o coração e com o Pai-pai a partir em viagem. Navegar, navegar, navegar para encontrar o que nos faz ser felizes!”

 

O espectáculo História Mergulhada surge inspirado num conto arquetípico tradicional, "Mulher Foca", que tem diferentes versões em vários países como a Sibéria, a Islândia e a América do Norte. Nele está presente a ideia de que, nos sítios gelados, as palavras se descongelavam e trocavam à volta de uma fogueira.
O elemento água é preponderante na narrativa e na proposta cénica. Dramaturgicamente, este elemento é apresentado com diversas nuances: a água onde se nasce, a água de onde se tira o sustento, a água profunda onde habita o desconhecido e a água interna do que somos onde é preciso voltar de vez em quando para refazermos a nossa força e com ela respondermos alegremente à vida. É nesta última faceta, a de acreditarmos em nós e na nossa vontade, que assenta a directriz da história, que é transmitida ao público de uma forma divertida e sensível.
A estilização cenográfca do que pode ser uma ilha gelada, faz realçar pequenos objetos que se destacam pelas suas cores e diferentes naturezas.

 

FICHA TÉCNICA
Produção Serviço Educativo Maria Matos Teatro Municipal
Criação e interpretação Ana Lúcia Palminha
Concepção plástica Maria João Castelo
Texto Ana Lúcia Palminha e Susana Menezes
Música original Ana Lúcia Palminha
Recolha de ambientes sonoros Miguel Mendes
Fotografa e Vídeo Eduardo Breda

 
23 MILHAS
Av. 25 de Abril, 3830-044 Ílhavo - Portugal
tel +351 234 397 260
23milhas@cm-ilhavo.pt 
©2012 CCI
Acessibilidade

powered by Wiremaze